sábado, 9 de julho de 2011

Oficina - Dança Afro Brasileira

03/07

Que energia!

Eu me senti tão inteiramente eu nesse domingo! O bailarino e coreografo Evandro Passos,deu Oficina de Dança Afro Brasileira no Festival Plug Minas durante todo o domingo, juntamente com seu percussionistas.

Antes de aprendermos a dançar, aprendemos a raiz da dança pois como ele mesmo disse, nós não dançamos por nada,mas sim por um significado maior que nossa propria satisfação.

Aprendemos sobre Mercedes Baptista,a primeira bailarina negra a entrar no Municipal,entretant sofreu muitos preconceitos lá dentro. Depois de ingrençar no estudo do Teatro Folclorico e Negro, ganhou uma bolsa nos EUA onde viu sua carreira expandir e quando voltou, criou sua propria instituição de Ballet,desenvolvendo assim o Ballet Folclorico e assim, as mais diferenciadas formas de danças brasileiras.

A dança Afro, é como se fosse um rito, uma homenagem aos nossos acestrais,as nossas origens. não espiritualmente,mas a jornada que nos trouxe a vida e o que nos fez sermos deste modo em personalidade.

É uma leitura única de cada pessoa que dança, podendo ser a mesma coreográfia mas o sentido é com muita certeza diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário