sábado, 25 de junho de 2011

JOVEM GUARDA




Jovem Guarda foi um movimento surgido na segunda metade da década de 60, que mesclava música, comportamento e moda. A expressão tirada de um discurso de Vladimir Ilitch Lenin ( 1º presidente do Partido Bolchevique e líder da União Soviética Mandato) . A Jovem Guarda se consolidou com um programa de televisão brasileiro exibido pela TV Record, a partir de 1965, foram influenciados pelo Roc and Roll da década de 50 e 60 e pela precursora do rock no país, a cantora Celly Campello.A variação nacional do rock, batizada no país de "Iê-Iê-Iê (expressão surgida em 1964, quando os Beatles lançaram o filme "A Hard Day's Night",traduzido no nosso país como: "Os Reis do Iê-Iê-Iê")

Entre os os artistas do movimento os que mais tiveram destaque foram: Celly Campelo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos,Wanderléa, Vanusa, Eduardo Araújo, Silvinha, Martinha, Arthurzinho, Ronnie Cord, Ronnie Von, Paulo Sérgio, Wanderley Cardoso, Bobby di Carlo, Jerry Adriani, Rosemary, Leno e Lilian, Demétrius, Os Vips, Waldirene, Diana (cantora), Sérgio Reis, Sérgio Murilo, Trio Esperança, Ed Wilson, Evaldo Braga e as bandas, Os Incríveis, Renato e Seus Blue Caps, Golden Boys e The Fevers.

Entre os principais sucessos estão "Quero Que Vá Tudo Pro Inferno"; "Festa de Arromba"; "Pare o Casamento"; "Garota do Roberto"; "Biquíni Amarelo"; "Meu Bem"; "Eu Daria a Minha Vida"; "O Bom"; "Roda Gigante"; "Rua Augusta"; "Namoradinha de um Amigo Meu"; "Ternura"; "O Caderninho"; "Tijolinho"; "Feche os Olhos"; "A Festa do Bolinha"; "O Bom Rapaz" e "Menina Linda".

Todo um comportamento jovem, daquele período, desde o modo de vestir até as gírias e expressões, foi formatado a partir do programa e seus apresentadores. Fenômeno midiático que arrastou multidões.

Quase todos os programas "Jovem Guarda" terminavam com todo mundo no palco cantando "de que vale o céu azul/e o sol sempre a brilhar/se você não vem/e eu estou a lhe esperar/só tenho você no meu pensamento/e a sua ausência é todo meu tormento/quero que você me aqueça neste inverno/e que tudo mais vá pro inferno....".

Nenhum comentário:

Postar um comentário