quinta-feira, 30 de junho de 2011

Seminário - História da Música Brasileira

Depois de ensaios intensos,diversas pesquisas e muita preparação, o Valores de Minas abre o Seminário da História da Música Brasileira na quarta-feira(29/06)e concluida na quinta-feira(30/06).

Para cada area do Núcleo, foram dividos os movimentos musicais que mais marcaram a história,como o Teatro de Revista(Teatro),a Era do Rádio(Canto),Jovem Guarda(Teatro),Blocos Afro(Percussão),Erudita(Módulo II),Bossa Nova(Módulo II),Samba-Carnavalia(Dança),Tropicália(Artes Visuais),Rock(Circo) e Samba Soul-Funk(Harmonia).

As apresentações aconteceram em ordem croonólogica nos fornecendo uma linha do tempo musical. Uma viagem nas origens de nossas músicas,um estudo mais aprofundado de nossa cultura. As areas antes de apresentarem cenas,eles apresentaram um pouco do que foi o movimento.

O objetivo era que nos aprofundassemos em algo diferente, que nos possibilitassemos ter uma visão mais ampla sobre o que julgamos gostar, e reconhecer os traços que nos marcam hoje e que já foram passados por outro movimento. Buscar a identificação entre o novo e o antigo,se o hoiver, e se não questionar-se o porquê.

Este ano, o processo do Valores de Minas está todo diferente,desde o começo do ano. E como resultado, a escolha do tema do espetáculo já nos foi informado,e o seminário só foi um teste,uma tentativa de fazer algo diferente,assim como o que será feito no espetáculo;um Musical.

Será que conseguiremos contar as histórias de nossas músicas? Será que vamos compreender?

O Seminário foi justamente para encontrar estas respostas. E junto a isso, unimos trabalho duro com um prazer enorme e uma energia explosiva.

Para mim, o seminário foi satisfatório. Pude conhecer mais sobre coisas que já me interessavam e relacionar com o que me fazem sentir. O que mais mecheu comigo foi os Blocos Afro, que me fizeram sentir na pele a liberdade de ser quem eu sou,a liberdade de escolher e de me expressar indenpendente de todo o restante,que se me respeitando e respeitando os outros o meu espaço é aquele,é minha autonomia, e niguém me tira. O mais incrivél é que sent tudo isso com uma música que me fez dançar e cantar e me sentir plenamente, eu.

Valores de Minas é sinônimo de pronfundidade e conhecimento. Nós somos jovens que não mais nos satisfazemos com a piscina rasa,mas sim, queremos nos jogar num mar de diversas respostas e infinitas perguntas,um mar amplo de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário