quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sobre teatro...

• Ator ,diretor ,pedagogo e escritor,Constantin Stanislavisk criou métodos de teatro que eram contra o convencionalismo teatral. O "Sistema" como denominou, acredita-se na renovação de ideias.

"O primeiro aspecto do sistema é colocar o inconsciente para trabalhar. O segundo, assim que se inicia, deixe-o."

O objetivo é trazer a espiritualidade do personagem.

- O livro de Stanislavski, "A preparação do ator", pode ajudar todas as pessoas, mesmo longe da arte dramática."
Charlie Chaplin

•Grande modificador do teatro contemporaneo,Bertolt Brecht foi dramaturdo,encenador e poeta. Guiado pelos ideias de Karl Marx (marxismo),seu trabalho focava em criticas artisticas ao desenvolvimento dos seres humanos no capitalismo que se espalhava na época. Grande responsavel pelo aprofundamento do teatro épico.

"Experimentos sóciologicos" era como ele denominava seus trabalhos. Naquela época,Brecht revolucionou as técnicas teatrais voltando as funções do teatro para conscientização e politização.

Estranhar tudo que é visto como natural.
Segundo Bertolt Brecht.

DRÁMATICO

• O palco corporifica uma ação
• Compromete o espectador na ação e consome sua atividade
• Possibilita sentimentos
• Proporciona emoções, vivências
• O espectador é transportado para dentro da ação
• Trabalha-se com a sugestão
• Se conservam as sensações
• O homem se apresenta como algo conhecido previamente
• O homem é imutável
• A tensão em relação ao desenlace da peça
• Uma cena existe em função da seguinte
• Os acontecimentos decorrem linearmente
• Natureza não dá saltos - Natura non facit saltus
• O mundo tal como é
• O homem como deve ser
• Seus impulsos
• O pensamento determina o ser
• Sentimento*


ÉPICO

• O palco relata ação
• Transforma o espectador em observador e desperta sua atividade
• Obriga o espectador a tomar decisões
• Proporciona conhecimentos
• O espectador é contraposta a ela
• Trabalha-se com argumentos
• As sensações levam a uma tomada de consciência
• O homem é objeto de investigação
• O homem se transforma e transforma
• A tensão em relação ao andamento
• Cada cena existe por si mesma
• Decorrem em curvas
• Natureza dá saltos - Facit saltus
• O mundo tal como se transforma
• O que é imperativo que ele faça
• Seus motivos
• O ser social determina o pensamento
• Razão*

*: Excluída, segundo Bornheim "seria falso transmitir a idéia de que a forma épica de teatro seja incompatível com o sentimento".


V-effekt


Efeito de distanciamento, ou Efeito de ilusão e até mesmo Efeito de extranhamento. Essa elaboração artistica criada por Brecht, tem como objetivo deixar bem claro ao espectador que ele está em um teatro,em presença de algo representativo e ilusorio,que não é real e sim que a representação é puramente uma obra de arte.

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